março 03, 2008

NÃO CONSIGO DORMIR!

Muitas vezes, um dia chato, problemas insolúveis, conflitos, mágoas, preocupações impedem que acalmemos nosso espírito para dormir. E lá chega 2h30 da manhã, com você revirando nos lençóis.

Um calmante floral pode ajudar mas tem dia que a coisa está feia mesmo e isso não ajuda.

Primeiro: nunca, nunca, nunca se force a dormir. Você não é obrigado a dormir só porque é nosso costume. É lógico que, de manhã, estará imprestável e isso poderá comprometer sua eficácia no dia, mas não será o fim do mundo. Se você estivesse com um febrão, não iria acontecer o mesmo? Então, deixe a cobrança para lá.

Segundo: comece a organizar alguma coisa. Os livros da biblioteca, o armário que está com as roupas penduradas de forma desorganizada, a gaveta de calcinhas... ou cuecas! Enfim, arrume. A atenção que terá que dar à classificação das coisas, disposição nos espaços apropriados e de forma correta, limpeza do recipiente - quer seja a gaveta, o armário ou a prateleira da biblioteca, isso distrairá você. Aquele pensamento fixo sobre "estar insone" desaparecerá e o corpo reconhecerá, aos poucos, a necessidade de relaxamento e descanso.

Terceiro: volte, então, a dormir e visualize com carinho cada parte do seu corpo. Feche os olhos, imagine uma série de pontos dourados, envolvendo seus pés, depois seu tornozelo, as pernas, o bum bum, a barriga e vá subindo até chegar à cabeça. É um outro recurso para seu cérebro reconhecer prazer, cuidado, carinho, aconchego, confiança, paz. Estará dormindo rápido, vai ver. E possivelmente sonhará com a solução daquilo que tirou seu sono primeiro.

Nenhum comentário: