março 03, 2008

MOTIVOS PARA O STRESS.

Toda vez que alguém comenta sobre stress, vem os motivos de sempre: muito trabalho, horas sem dormir, dedicação exagerada, não pára de viajar, está sempre falando no celular, tem um ritmo de trabalho maluco, e vai por aí afora.

Bobagem. Lembra-se de quando trabalhou doidamente para preparar "aquela" festa que, por sinal, saiu bárbara, e como apareceu, incrivel, no momento do happening, como se não tivesse ficado 14 horas trabalhando para isso, direto? Pois é. Tenho certeza de que poderá me listar vários outros momentos de dedicação incansável a um propósito, e de uma performance esplêndida, na hora H.

"Ah! mas eu era mais jovem!"... Não é isso, não. O stress vem quando a gente trabalha, atua, desempenha em uma determinada direção, e dela não vem nenhum resultado. Você aplica dias e dias à montagem de eventos em sua empresa. Checking list, prévia com os palestrantes, reuniões seguidas com o time de apoio e, no final, as coisas não funcionam. Ou podem até funcionar, mas ninguém elogia seu trabalho, como se ele fosse tão mecânico quanto a porta do elevador que abre e fecha a cada andar.

Isso dá stress. E muito!

Portanto, quando começar a esquecer coisas, quando se pegar olhando de forma alienada as pessoas e o que está à sua volta, quando começar a ficar irritado com tudo e todos, pergunte-se onde é que está aplicando tanta energia? E que retorno esta coisa onde aplica a energia lhe dá? Verá que imediatamente identificou a grande fonte de seu stress.

Mudar prioridades, reesquematizar horários e equipes, tornar os procedimentos mais abertos, enfim, várias são as providências que você poderá tomar para aplicar menos esforço naquela tarefa identificada. Com o tempo mais livre, pense em que coisas você aplicaria dias e dias sem dormir, com o maior prazer. Pois é. Então, mude de vida!

Nenhum comentário: